Saltar para o conteúdo

A gastronomia como uma forma de arte

Gastronomia

A gastronomia atualmente também é considerada uma forma de arte, a habilidade para cozinhar e produzir alimentos em formatos diferenciados e personalizados requer técnica e conhecimento sobre os tipos de matérias primas utilizadas.

Podemos claramente ver essa expressão de arte principalmente na área da gastronomia no nicho de doces finos, onde os mesmos são milimétricamente calculados, pesados e moldados um a um. Clique aqui para saber mais.

A gastronomia reproduz costumes das nações e também reproduz várias outras expressões culturais, como o uso dos utensílios, formas de trabalhar os alimentos, diferentes técnicas utilizadas, fazendo assim uma reprodução da cultura.

Conforme as mudanças de costumes que foram ocorrendo e com a chegada da industrialização, as pessoas passaram cada vez mais a consumirem alimentos prontos. Um dos motivos é trabalhar longe de casa e com isso terem menor tempo para prepararem suas próprias refeições e seus próprios alimentos.

Algumas ramificações da gastronomia se preocupam em trabalhar com diferentes técnicas e oferecer as pessoas desse mundo contemporâneo soluções em alimentos prontos. Seja para o dia a dia como também para eventos.

Desde o princípio da existência humana, ainda antes da descoberta do fogo, todos os alimentos eram consumidos crus. Toda a alimentação era consumida in natura desde os vegetais até mesmo as carnes de caça. Após a descoberta do fogo, a culinária foi evoluindo, onde começou-se a cozer os alimentos, o que contribuiu par o desenvolvimento, não só da gastronomia, como também para a chegada da agricultura e da pecuária. Essas descobertas providenciaram grandes avanços na questão de qualidade da alimentação como também foram surgindo variedades de preparos, procedimentos e técnicas.

Na área gastronômica as técnicas utilizadas, como também os tipos de utensílios utilizados se adequam a realidade dos costumes e disposição dos ingredientes para cada cultura. Desde o princípio da humanidade o que mais se usa na gastronomia são as mãos, depois que os alimentos começaram a serem cozidos, sentiu-se a necessidade de começar a criar utensílios para manusear os alimentos durante a cocção. A cerâmica foi um dos primeiros materiais a serem utilizados para produção de panelas, após foram surgindo materiais em alumínio, inox, vidro, madeira, silicone entre muitos outros. Que estão sendo adaptados e melhorados a cada dia, facilitando a vida principalmente de quem sobrevive da gastronomia.

A gastronomia está ligada diretamente a evolução da humanidade, como também na ordenação da sociedade humana. Pois foi em busca de alimentos que a humanidade começou a se ordenar em sociedade e desenvolver assim novas tecnologias em diversas áreas.

E hoje nesse mundo contemporâneo podemos apreciar verdadeiras obras de arte em forma de alimentos, encantando os olhos de quem vê e suprindo as mais diversas necessidades.

 

 

É uma área que exige muito trabalho, empenho, dedicação e constantes estudos. Trata-se de uma carreira que só suporta o peso da responsabilidade quem tem o verdadeiro dom para trilhar esse caminho, que aos olhos de muitos pode parecer uma diversão decorar pratos ou alimentos um a um, mas que só quem trabalha sabe o quanto custa e também o quanto é compensador realizar um belo trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *