Saltar para o conteúdo

Responsabilidades e funções dos museus

Funções

Os museus tem por função primordial a proteção de coleções. A coleta, a averiguação e a guarda também são funções dos museus, tudo é documentado e exposto.

Os museus não tem fins lucrativos e são abertos de maneira permanente para a visitação, devendo assim, contribuir para a evolução da sociedade. Apanhando, averiguando, conservando, expandindo e expondo materiais, para o estudo satisfação das pessoas.

Além dos museus outras instituições também são consideradas museus são elas:

Os zoológicos, os jardins botânicos e os aquários. São instituições que possuem exemplares vivos de diferentes espécies de animais e vegetais;

Os sítios arqueológicos que preservam a história dos povos;

As galerias de exposição que não comercializam as obras;

Qualquer outra que agrupe as características do museu para pesquisas, educação e formação.

Princípios seguidos pelos museus segundo o código de ética internacional

As direções dos museus são responsáveis por proteger e valorizar os patrimônios históricos, promovendo para isso tudo o que for necessário, desde pessoal, financeiro e também espaço físico. Também tem o dever de conseguir, manter e divulgar as coleções, colaborando para a preservação dos patrimônios culturais, científicos e naturais. O dever da guarda se dá pela responsabilidade de propriedade legal, preservação, documentação e acesso.

Os museus têm o dever em relação a sociedade sobre a guarda, a disposição e esclarecimento das obras sob sua responsabilidade acondicionadas em seus acervos.

Os museus têm a função primordial de impulsionar a educação, de mostrar e divulgar a visitação para a comunidade. O convívio e o contato com as pessoas é crucial para que se coloque em prática a alçada educativa que cabe aos museus.

Os acervos pertencentes aos museus reproduzem a herança natural e cultural do povo de onde originam-se. Para tanto, a valia vai além do que é palpável e circundam menção ao princípio nacional, local, regional, religioso e político. É relevante que essas instituições reparem para estas perspectivas.

Os museus devem seguir as legislações internacionais, regionais ou locais. A direção tem por dever cumprir e fazer cumprir todas as incumbências legais ou exigências referentes aos distintos feitios do museu, seu andamento e acervo.

Um dos deveres que cabem aos profissionais que trabalham nos museus é o de proteger os visitantes contra posturas ilícitas. Devendo dessa forma preservar suas normas e também obedecer a legislação vigente. Todas as ocasiões devem ser utilizadas a fim de educar e esclarecer os visitantes, respeitando sempre a finalidade dos museus. Sempre tendo como principal atribuição a de esclarecer as pessoas e visitantes em geral sobre a importância dos museus para a comunidade.


Características

São indicadas as funções de trabalho perpétuo em relação ao legado cultural, em suas distintas formas, seja de acervos, seja de exibições colocados a serviço da comunidade, como também o uso do legado cultural como incentivo e recurso para a educação, inclusão social, comunicação em suas mais distintas formas.

Os museus têm o importante papel de participar do desenvolvimento da sociedade, jamais devem ser considerados locais onde somente são guardados objetos primitivos e raridades. Os museus são instituições que tem por finalidade participar do desenvolvimento individual e comunitário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *